quinta-feira, 29 de outubro de 2009

O que vamos escrever

Bem, pessoal, queremos deixar aqui um esboço do que pretendemos publicar. Não queremos sair colocando dicas a torto e a direito, sem nenhuma lógica, porque não estamos aqui para confundir e sim para ajudar.

Como a gente falou no último post, somos lá da Igreja Batista Resgate em Belo Horizonte. Aliás, se você mora em BH, bem que fica fácil fazer uma visitinha, né? Taí o mapa:


Exibir mapa ampliado

Lá na IBR temos um curso chamado Oficina de Louvor Arte e Júbilo, que é um espaço oferecido exatamente pelo mesmo objetivo que nos leva a escrever este blog: capacitar músicos cristãos em início de ministério. Baseado no curso da Oficina, pretendemos seguir o seguinte roteiro para as postagens:

1. Teoria de Música
1.1 As notas musicais: O som. As notas musicais. Acidentes. Notação musical.
1.2 Intervalo: O que vem a ser isso? Como contar intervalos e classificá-los. Intervalos compostos. Inversão e superposição de intervalos. A importância dos intervalos, como e porquê usá-los.
1.3 Escala: As principais escalas: Maior natural, menor natural, menor harmônica e menor melódica. Escala pentatônica. Modos gregos (isso é pro Guilherme!).
1.4 Acorde: Como montar um acorde. Inversão de acordes.
1.5 Melodia: Como é que a gente combina as quatro mil notas que o ouvido consegue perceber.
1.6 Harmonia: Como é que a gente combina as quatro mil notas que o ouvido consegue perceber juntando umas dez de cada vez.
1.7 Ritmo: O que te faz bater o pé toda vez que ouve uma música.

Falando sério, Melodia, Harmonia e Ritmo são coisas que vemos estudar mais relaxadamente, sem muuuita teoria. A coisa é mais interessante na prática pra esses três.

No mais, queremos rechear o blog de vídeos, figuras e links externos pra você aproveitar ao máximo.

Também vamos falar um pouquinho de áudio: sonorização de ambientes, acústica (que é o melhor de tudo!), equipamentos de som (aquele tanto de botõezinhos não é pra deixar a mesa de som mais complicada!), etc.

Se esquecemos de alguma coisa, lembraremos depois. Deus abençoe e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário